GNR recolhe lobo-ibérico e cabra-montês vítimas de caça ilegal em Montalegre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GNR recolhe lobo-ibérico e cabra-montês vítimas de caça ilegal em Montalegre

Mensagem  Haddock em Ter 24 Abr 2012 - 14:26




O Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Chaves da GNR recolheu no domingo, em Maixedo, concelho de Montalegre, um lobo-ibérico, ainda jovem, que estava preso por uma pata num laço usado na caça ilegal, e uma cabra-montês abatida ilegalmente.

O lobo-ibérico (Canis lupus signatus), ainda jovem, foi entregue ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, para receber tratamento das lesões que sofreu enquanto esteve cativo e posteriormente ser libertado, segundo o site da Guarda Nacional Republicana (GNR). A operação foi realizada em colaboração com o Posto Territorial de Montalegre e com o Veterinário Municipal de Montalegre.

Nesse mesmo dia, a GNR apreendeu, na freguesia de Outeiro, concelho de Montalegre, uma cabra-montês (Capra pyrenaica), com 20 quilos de peso e idade aproximada de três anos, que tinha sido abatida numa acção de caça ilegal. "Apesar de ter sido encontrada, e apreendida, uma arma de caça calibre 12, não foi possível identificar o autor por este se ter colocado em fuga", informa a GNR que, avança, está a desenvolver diligências de investigação em ambas as situações.

O lobo-ibérico é uma espécie classificada como Em Perigo, pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. De acordo com o Censo Nacional de Lobo 2002/2003, deverão existir apenas entre 200 e 400 animais e o número de alcateias deverá variar entre as 45 e 55 a Norte do rio Douro e não ultrapassando as 10 a sul desse rio. Entre as principais ameaças à sua sobrevivência está o furtivismo e a mortalidade causada pelo Homem, segundo o Livro Vermelho.

A cabra-montês está classificada como Criticamente em Perigo e deverão existir 50 indivíduos na Serra do Gerês e da Serra Amarela. O furtivismo está entre as ameaças à espécie.


fonte:http://ecosfera.publico.pt
avatar
Haddock

Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 34
Localização : Montijo

Ver perfil do usuário http://ruadamisericordia.blogspot.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum