Maré Humana alerta para ameaças ao litoral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Maré Humana alerta para ameaças ao litoral

Mensagem  Admin em Sex 27 Abr 2012 - 13:22



A BUONDI e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) vão promover, na manhã de 12 de maio em 20 praias de 20 concelhos do Continente e Regiões Autónomas uma iniciativa denominada Maré Humana, que pretende sensibilizar e alertar para um conjunto de ameaças ao litoral e para a necessidade de alterar comportamentos. No concelho de Almada esta iniciativa terá lugar na praia de S. João da Caparica.

De acordo com os promotores, trata-se da “maior acção de praia do Mundo”. A iniciativa conta com a participação de municípios, de crianças e jovens de eco-escolas, escuteiros e surfistas, bem como a população em geral.

Biodiversidade, resíduos, qualidade da água, pesca sustentável e radiação solar são alguns dos alertas que esta mega açção pretende abarcar.

A Maré Humana termina com um momento solene e simbólico, em que todos os participantes – tanto em terra como no mar – dão as mãos por uma causa: a proteção do litoral. Para este momento, a Maré Humana contará com o apoio do Hands Across the Sand (http://www.handsacrossthesand.org), instituição internacional que tem como missão reunir as comunidades em torno da causa da necessidade de proteger a costa.

PROGRAMA

08h30 – Recepção

09h00 – ALERTA 1: Há lixo na Praia!

Recolha e deposição selectiva dos resíduos existentes no areal.

10h00 – ALERTA 2: Há vida a preservar!

Construções na areia sobre a biodiversidade existente no litoral.

Um júri irá distinguir as 3 melhores esculturas.

11h00 – ALERTA 3: 52 alertas!

Gincana com diversos desafios relacionados com as ameaças ao litoral, como a poluição de água, os desastres marítimos, as marés de algas, etc…

12h00 – ALERTA 4: Atenção ao Sol!

A importância dos chapéus de sol e do protector solar.

12h30 – Cordão Humano: Ação simbólica a realizar no areal.

13h00 – Encerramento

Praias envolvidas na Maré Humana:

Cabedelo (Viana do Castelo); Funtão, Pedras Brancas e Pedras do Corgo (Matosinhos); Madalena Sul (Vila Nova de Gaia); Furadouro (Ovar); Relógio (Figueira da Foz); Nazaré (Nazaré); *Medão – Supertubos (Peniche); Foz do Lizandro (Mafra); Grande (Sintra); Carcavelos (Cascais); S. João da Caparica (Almada); Figueirinha (Setúbal); Tróia-Mar (Grândola); Cordoama (Vila do Bispo); Meia Praia (Lagos); Pescadores (Albufeira); *Vale do Lobo (Loulé); Almoxarife (Horta); Grande (Praia da Vitória); Formosa (Funchal).

Fonte: http://caparicanews.com/
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 37

Ver perfil do usuário http://portugalnatura.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum