Estudo Gases dos dinossaurios aqueceram a Terra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estudo Gases dos dinossaurios aqueceram a Terra

Mensagem  Admin em Seg 14 Maio 2012 - 17:09



Um estudo indica que os saurópodes, dinossáurios herbívoros, podem ter aquecido o planeta com a sua flatulência.

Estudos anteriores revelaram que a Terra era 10ºC mais quente na Era Mesozoica. De forma a verificar se os dinossáurios contribuíram para o aumento da temperatura, uma equipa de cientistas britânicos calculou a quantidade de metano emitido pelos saurópodes.

Sabendo que as emissões do gado contribuem atualmente com uma parte significativa dos níveis globais de metano, os investigadores usaram os dados existentes para estimar como os saurópodes podem ter afetado o clima. Os seus cálculos consideraram a população total estimada destes dinossáurios e utilizaram uma escala que relaciona a biomassa com a emissão de metano pelo gado.

A equipa sugere que o gás emitido por estes dinossáurios pode ter sido um fator chave no aquecimento do clima há 150 milhões de anos. David Wilkinson da Universidade John Moore e os seus colegas de equipa da Universidade de Londres e da Universidade de Glasgow publicaram os seus resultados na revista Current Biology.

Wilkinson explicou que não são estes gigantes que despertam a atenção neste assunto mas sim os organismos microscópicos que viviam dentro deles. “A ecologia dos micróbios e o seu papel no nosso planeta são um dos meus interesses na ciência. Apesar de ser o elemento dinossáurio que capta a atenção da população, na verdade são os micróbios que viviam nas entranhas dos dinossáurios que produziam o metano.”

Os saurópodes como o Apatosaurus louise, normalmente conhecido como Brontossauro, eram animais terrestres muito grandes que pastavam na Era Mesozoica. Os microrganismos que vivem nos estômagos de animais ruminantes produzem gás metano quando quebram a matéria vegetal que depois é libertado como flatulência. O metano é um conhecido gás com efeito de estufa que apresenta um impacte no clima 21 vezes superior ao do CO2.

“Hoje em dia as vacas produzem algo como 50 a 100 [milhões de toneladas] por ano. A nossa estimativa para os saurópodes anda à volta de 520 [milhões de toneladas]”, indicou Wilkinson.

As emissões atuais de metano rondam os 500 milhões de toneladas por ano e são uma combinação de fontes naturais, como os animais selvagens e, atividades humanas associadas à produção de carne e laticínios.

Este investigador acrescentou ainda que os dinossáurios não eram os únicos produtores de metano na altura. “Há outras fontes de metano no Mesozoico pelo que o nível total de metano na época seria muito mais elevado do que é hoje.”

Fonte:BBC
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 37

Ver perfil do usuário http://portugalnatura.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum