Ciclo de conferências "Alterações climáticas: a crise que não sabemos pensar"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ciclo de conferências "Alterações climáticas: a crise que não sabemos pensar"

Mensagem  Haddock em Sex 18 Maio 2012 - 15:40




De 10 a 30 de Maio, às 18h30, decorrerá no Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa, um ciclo de conferências, intitulado "Alterações climáticas: a crise que não sabemos pensar", por Viriato Soromenho-Marques. A entrada é gratuita.

Programa:

10 de Maio - A construção científica das alterações climáticas

17 de Maio - As alterações climáticas como problema político

24 de Maio - Alterações climáticas, ética e condição humana

30 de Maio - As alterações climáticas e o enigma do nosso futuro comum

"As alterações climáticas surgiram no grande espaço público há apenas algumas escassas décadas, e de forma irregular e descontínua, não escapando à estrutura cíclica da atenção conferida aos grandes tópicos da crise global do ambiente, de que podem ser consideradas o expoente mais elevado", explica Soromenho-Marques.

"Sendo um tema que ganhou a sua existência no interior das ciências da natureza, as alterações climáticas estão longe de ser um mero tema académico. As ameaças que as alterações climáticas acarretam para o futuro da existência de uma civilização humana, complexa e pujante, neste planeta são de tal modo graves que será absolutamente adequado considerar que elas se tornaram numa preocupação transversal ao espectro dos saberes, entrando também nos canais do imaginário cultural e na iconografia dos medos e pânicos escatológicos das sociedades contemporâneas".

"Em cada uma das conferências deste ciclo tentaremos abordar, sem perder de vista a unidade do conjunto, mais desenvolvidamente as quatro facetas que nos parecem mais relevantes em torno dos temas da mudança climática: a sua dimensão científica, génese de consensos, mas também de disputas; a sua projeção política e económica; o seu impacto nas nossas categorias éticas e modos de agir moral; os seus reflexos na porosa meditação de uma finitude histórica, que se alarga do indivíduo singular e frágil ao próprio género humano no seu conjunto".

Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Contactos:

Telef: 21.790.51.55

Email: culturgest.bilheteira@cgd.pt
avatar
Haddock

Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 33
Localização : Montijo

Ver perfil do usuário http://ruadamisericordia.blogspot.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum