‘Human Frontier Science Program’ atribui bolsas a portugueses

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

‘Human Frontier Science Program’ atribui bolsas a portugueses

Mensagem  Admin em Sex 18 Maio 2012 - 23:38

‘Human Frontier Science Program’ atribui bolsas a portugueses

Cientistas vão estudar a memória e processo de escolha de alimentos



Carlos Ribeiro e Alfonso Renart
Carlos Ribeiro e Alfonso Renart
Carlos Ribeiro e Alfonso Renart, cientistas da Fundação Champalimaud, ganharam duas bolsas do ‘Human Frontier Science Program’ (HFSP) no valor de 1 milhão de dólares cada, para o desenvolvimento de projectos de investigação internacionais ao longo de três anos.

O HFSP concede dois tipos de bolsas de pesquisa no âmbito do tema geral ‘mecanismos complexos de organismos vivos’, os Subsídios Jovem Investigador, para as equipas de cientistas que obtiveram a sua primeira posição independente há menos de 5 anos e os Subsídios de Programa, abertos a equipas de cientistas em qualquer fase das suas carreiras.
Alfonso Renart recebeu o subsídio Jovem Investigador, um dos oito que foi atribuído em projectos de todo o mundo, pela investigação sobre as bases mecânicas da “working memory” nos circuitos neuronais do córtex pré-frontal.

O projecto, liderado pelo cientista da Fundação Champalimaud, envolve a colaboração de cientistas do Imperial College, em Londres, e do Korea Institute for Science and Technology em Seul, na Coreia. O objectivo do grupo é conhecer os mecanismos associados à função cognitiva conhecida por “working memory”, capacidade do nosso cérebro em reter e processar informação no sentido de estruturarmos o nosso comportamento.

Carlos Ribeiro recebeu o Subsídio do Programa, também no valor de um milhão de dólares a ser repartido pelo grupo onde se integra, pela investigação sobre o processo de procura de alimentos. Este projecto envolve a colaboração de cientistas do Imperial College, em Londres, e da Universidade de Washington.

Usando a Drosophila Melanogaster, conhecida como mosca da fruta, o grupo do investigador português desenvolve novas abordagens teóricas sobre o processo de escolha de alimentos recorrendo a metodologias experimentais, combinadas com o conhecimento que já existe.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/

_________________
Portugal Natura
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 37

Ver perfil do usuário http://portugalnatura.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum