Milhares de acácias arrancadas na Mata Nacional do Buçaco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Milhares de acácias arrancadas na Mata Nacional do Buçaco

Mensagem  Admin em Ter 12 Jun 2012 - 14:11



Milhares de acácias, espécie exótica invasora, foram arrancadas nos últimos dois meses na Mata Nacional do Buçaco, no concelho da Mealhada, no âmbito de um projecto para preservar o adernal, “habitat único” na Europa.

As acácias são uma ameaça especial para o aderno, uma planta normalmente arbustiva, mas que na Mata Nacional do Buçaco apresenta “um porte arbóreo, resultante de centenas de anos de crescimento”, segundo a fundação que gere o espaço. “As acácias são espécies exóticas invasoras. Onde há acácias, o ecossistema é destruído”, disse o presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB), António Jorge Franco.

A remoção das acácias aconteceu em Abril e Maio numa parcela de cerca de três hectares na zona do Pinhal do Marquês. Tudo aconteceu no âmbito do projecto BRIGHT (Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats), no qual têm participado diversas empresas e instituições em acções de voluntariado, tanto em trabalhos de controlo de invasoras como na plantação de espécies autóctones usadas para as substituir, especialmente medronheiros, azereiros e azevinhos.

O projecto tem cinco anos de duração e um financiamento europeu de cerca de três milhões de euros. Inclui o combate e controlo de espécies invasoras e a valorização e reabilitação da flora própria da região.

Fonte:Lusa

_________________
Portugal Natura
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 37

Ver perfil do usuário http://portugalnatura.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum