II Atlas do Priolo a decorrer até dia 30 de Junho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

II Atlas do Priolo a decorrer até dia 30 de Junho

Mensagem  Mandrágora em Ter 26 Jun 2012 - 11:56




Começou ontem, 25 de Junho, o II Atlas do Priolo, um trabalho de monitorização que decorre até dia 30 deste mês.

O Priolo (Pyrrhula murina) é um endemismo da ilha de S. Miguel, nos Açores, e uma das aves que apresenta um maior risco de extinção em toda a Europa. Isto acontece, uma vez que esta espécie é muito dependente da floresta Laurissilva (a vegetação natural dos Açores), que neste momento está bastante reduzida devido ao aumento e proliferação das espécies invasoras.



Desta forma, surge a necessidade de criar medidas de conservação eficazes para esta espécie. O primeiro grande esforço aconteceu com a criação o Projecto LIFE Priolo – “Recuperação do Habitat do Priolo na Zona de Protecção Especial (ZPE) Pico da Vara/Ribeira do Guilherme”, que decorreu entre Outubro de 2003 e Outubro de 2008, e que consistiu na conservação e restauração da ameaçada floresta de Laurissilva dos Açores, o habitat natural do priolo.

Em Junho de 2008 foi feito o primeiro censo, I Atlas do priolo, que consiste num trabalho de monitorização para determinar toda a distribuição do priolo e o seu efectivo populacional. A segunda edição, II Atlas do Priolo, vem dar continuidade à edição anterior, procurando saber mais acerca da espécie e das suas necessidades e validar e corrigir os dados da edição anterior.
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum