Cães condenados à morte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cães condenados à morte

Mensagem  Mandrágora em Ter 10 Jul 2012 - 12:39



Os últimos segundos dos cães condenados à morte

Tou Chih-kang acalma o cão e prepara-o para uma sessão fotográfica com a ajuda da sua assistente. Depois de alguns dias de sofrimento no Abrigo Animal de Taoyuan, chegou finalmente a hora da morte. A falta de espaço e de condições do local não permite que os animais aguardem muito tempo por um novo dono.

São estes últimos segundos das suas vidas que o fotógrafo chinês faz questão de captar com a sua objectiva. Ao todo, já acompanhou milhares de cães no seu último dia. O propósito? Fazer uma exposição que alerte a população para o sofrimento dos animais abandonados.

Durante dois anos, Chih-kang praticamente viveu no Abrigo de Taoyuan, mas finalmente reuniu o seu trabalho numa exposição.

“Acredito que há coisas que não devem ser ditas, mas sim sentidas. E espero que estas imagens façam com que as pessoas reflictam sobre as tristes vidas destes cães e compreendam o sofrimento que a nossa sociedade desumana os obriga a passar”, confessa Chih-kang.

Os retratos dos cães assemelham-se a retratos humanos, uma das maneiras que o chinês encontrou para humanizar os animais e tentar assim tocar as pessoas que visitem a sua exposição.

O problema do abandono de animais é particularmente grave em Taiwan. Estima-se que este ano sejam abatidos cerca de 80 mil.

O elevado número de cães abandonados recolhidos e alojados em abrigos faz com que o período de espera seja muito reduzido – se no espaço de 12 dias não surgir um novo dono, o animal é abatido.

“Eu so apenas um intermediário. Que a minha fotografia sirva para alertar as pessoas para os maus tratos que os animais sofrem diariamente”, revela Chih-kang.

Fonte: sabado.pt



Esta campanha de sensibilização não acontecu em Portugal mas todos nós sabemos que, no nosso país, muitos animais são abatidos diáriamente, muitos são abandonados, muitos são deixados à porta de um canil, muitos outros sem se sabe muito bem o que lhes aconteceu.
É verdade que estamos perante um grande problema com a quantidade de animais abandonados difícil de controlar, mas também é verdade que abater não será a melhor solução. É a mais facil para se reduzir os números mas não é o mais justo. Todos sabemos que algo tem que mudar, podia-se começar com a alteração da lei e da (inexistente) fiscalização!

Um animal de estimação não é para ter durante um período de tempo, enquanto for fofinho, enquanto for um entretenimento, é para ter durante toda a sua vida!

Aproveitamos também esta notícia para relembrar que estamos no Verão, as férias estão aí. Quando escolher o local para passar as férias dê preferência a um local para onde possa ir com o seu animal ou então tente garantir que existe um local onde este pode ficar. Mas por favor, não abandone o seu animal.
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum