LPN devolve à natureza 8 aves recuperadas no RIAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

LPN devolve à natureza 8 aves recuperadas no RIAS

Mensagem  Mandrágora em Qua 15 Ago 2012 - 13:56




LPN devolve à natureza 8 aves recuperadas no RIAS

Entre os dias 23 de Julho e o 1º de Agosto, a LPN libertou nos concelhos de Almodôvar e Castro Verde, 8 aves recuperadas no RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.

Qualquer animal selvagem ferido ou debilitado que seja recolhido deve ser imediatamente encaminhado para o centro de recuperação de fauna selvagem mais próximo através das entidades competentes para esse efeito: o SEPNA, da GNR, ou as áreas protegidas, do ICNF. No entanto, as várias ONGA’s são muitas vezes contactadas neste sentido e, na região de Castro Verde, a LPN não é excepção. Deste modo, várias foram já as aves encaminhadas para o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, em Olhão, através do CEAVG.

No seguimento da parceria estabelecida entre a LPN e a ALDEIA, a associação gestora do RIAS, para a recuperação de aves estepárias no âmbito do Life Estepárias, a LPN tem também auxiliado a ALDEIA na preparação e realização das acções de devolução à natureza de aves recuperadas provenientes de Castro Verde e arredores. As aves são prioritariamente devolvidas aos locais de origem, se conhecidos e adequados à espécie, ou a outros habitats apropriados, no caso de desconhecimento do sítio de proveniência ou desse se tratar de uma zona desfavorável. Assim sendo, ao realizar estas libertações, a LPN tem fomentado o equilíbrio dos ecossistemas locais e permitido a concretização de várias acções de educação ambiental associadas a estes momentos. Esta colaboração possibilita ainda um aproveitamento mais eficiente dos recursos de ambas as associações.

O CEAVG dinamizou já 3 acções de devolução à Natureza de 8 aves recuperadas no RIAS:
No dia 23 de Julho, foi libertado um bufo-real (Bubo bubo), vítima de atropelamento, no Monte das Vinhas (Almodôvar), na presença do responsável pela sua recolha e de outros particulares, para além de vários técnicos da LPN.

No dia seguinte, dia 24, durante um ATL de Verão realizado no CEAVG, foram devolvidos à natureza 5 peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus) que haviam sido recolhidos durante a vigilância às colónias de peneireiros-das-torres da ZPE de Castro Verde, após terem caído dos ninhos.

No passado dia 1 de Agosto, foram libertadas no CEAVG duas águias-de-asa-redonda (Buteo buteo) provenientes de cativeiro ilegal e que foram encaminhadas para o RIAS através do PNVG. Esta acção decorreu durante a visita ao centro dos participantes no Congresso de Sociologia Rural.

Se desejar receber informações sobre as acções que se venham a realizar na região de Castro Verde, contacte-nos através do e-mail lpn.cea-castroverde@lpn.pt.

Para mais informações sobre estas acções e sobre o trabalho desenvolvido no RIAS, visite rias-aldeia.blogspot.com.

Fonte: LPN - Liga para a Protecção da Natureza
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum