Nova lei europeia de recolha de resíduos eletrónicos entrou em vigor

Ir em baixo

Nova lei europeia de recolha de resíduos eletrónicos entrou em vigor

Mensagem  Mandrágora em Qua 15 Ago 2012 - 14:00



Nova lei europeia de recolha de resíduos eletrónicos entrou em vigor

A diretiva europeia que define novas regras para melhorar a recolha e tratamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos entra hoje em vigor e terá de ser transposta até fevereiro de 2014.

Para melhorar a reciclagem destes resíduos, a lei europeia estabelece uma meta de 45% para a recolha de equipamentos eletrónicos vendidos a partir de 2016. Três anos mais tarde, esse objetivo aumenta para 65% dos equipamentos vendidos ou 85% dos resíduos eletrónicos gerados.

Caberá a cada Estado-membro escolher uma das duas formas de quantificar o objetivo: ou percentagem de recolha dos equipamentos vendidos ou de todos os resíduos eletrónicos gerados. O documento tem como objetivo contribuir para uma produção e um consumo sustentáveis, através da prevenção de resíduos e da reutilização, reciclagem e outras formas de valorização dos lixos elétricos e eletrónicos.

A legislação pretende ainda dar aos estados-membros os instrumentos necessários para combater a exportação ilegal de resíduos, que muitas vezes é dissimulada como transferências legítimas de equipamentos usados.

Assim, obriga os exportadores a testar se os equipamentos funcionam ou não, e a fornecer documentos sobre a natureza das transferências que possam ser consideradas ilegais.

Fonte: ECOSFERA
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum