Parques de Sintra lança aplicação que põe natureza a “falar” com visitantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Parques de Sintra lança aplicação que põe natureza a “falar” com visitantes

Mensagem  Mandrágora em Seg 20 Ago 2012 - 16:16




Parques de Sintra lança aplicação que põe natureza a “falar” com visitantes

Uma nova aplicação para iPhone vai permitir aos visitantes dos Parques da Pena, Monserrate e Capuchos, em Sintra, serem avisados quando passam por pontos de maior interesse e obterem informação mais detalhada, sob a forma de vídeo, fotografias, áudio e texto

A aplicação, designada Talking Heritage, tira partido de identificadores de rádio-frequência (RFID) e de códigos 2D (QR Codes) para informar o utilizador de que está a passar por um local considerado particularmente interessante.

“O texto é vocalizado, dando a ilusão de que a natureza fala com o visitante, proporcionando maior proximidade e interactividade entre o visitante e os locais percorridos”, afirma a Parques de Sintra, que vai disponibilizar a novidade a partir da próxima segunda-feira, 13 de Agosto.

“Os itinerários foram definidos com base em habitats ou exemplares seleccionados e etiquetados com identificadores de rádio-frequência e QR Codes”, explica a responsável pela iniciativa.

O lançamento insere-se no âmbito do projecto BIO+Sintra, que visa promover a participação activa do público na conservação dos valores naturais da Serra de Sintra e dar a conhecer as relações causais entre as actividades diárias, as emissões de carbono, as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.

“O visitante conseguirá captar aquilo que normalmente os seus olhos não conseguer ver e ficará a conhecer um outro lado menos conhecido de Sintra. A ideia é que cada pessoa possa realizar os passeios à mercê da sua curiosidade, acompanhada por uma série de valores naturais que a vão surpreender ao falar com ela”, afirma Maria Inês Moreira, coordenadora do projecto BIO+Sintra.

Além da aplicação móvel está em preparação um jogo para promover a redução da pegada ecológica. O título, que convida o jogador a “vestir a pele de um gestor de um parque natural”, ficará disponível tanto nos quiosques multimédia que estão a ser colocados na vila como online.

Fonte: GreenSavers
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum