Quercus: centenas de sobreiros protegidos foram abatidos ilegalmente na Costa Vicentina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quercus: centenas de sobreiros protegidos foram abatidos ilegalmente na Costa Vicentina

Mensagem  Mandrágora em Seg 10 Set 2012 - 16:07




Quercus: centenas de sobreiros protegidos foram abatidos ilegalmente na Costa Vicentina

Centenas de sobreiros da área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina têm vindo a ser abatidos há várias semanas, segundo a Quercus. O abate decorre na Herdade do Leonardo, numa área de cerca de 120 hectares junto a Troviscais, no concelho de Odemira.

“Dada a gravidade da situação, a Quercus deslocou-se ao local e confirmou o abate do arvoredo, tendo-se constatado a existência de vários sobreiros verdes cintados pelo proprietário, que serviam de indicação para o prestador de serviço efectuar o corte, mesmo sem qualquer autorização legal”, explicou a Quercus em comunicado.

Segundo a ONG, havia uma autorização para abate de 120 sobreiros secos, mas “foram abatidos pelo menos cerca de 300 sobreiros verdes sem qualquer autorização”, assim como “diversos carvalhos-portugueses”.

“Esta situação é muito grave e evidencia o descontrolo da actividade de comércio de lenhas, que hoje é pouco ou nada fiscalizado pelas autoridades. A Quercus exige a actuação imediata das entidades competentes para repor a legalidade, dando uma especial atenção à verificação da eventual atribuição de apoios públicos a projectos agro-florestais a decorrer na Herdade do Leonardo”, conclui a ONG.

A Herdade do Leonardo está localizada no interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em área de protecção partial Tipo II. A herdade também integra o Sítio de Importância Comunitária da Rede Natural 2000 – Costa Sudeste.

A Assembleia da República classificou recentemente o sobreiro como a Árvore Nacional de Portugal.

Fonte: GreenSavers
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum