À descoberta de veados nas Aldeias do Xisto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

À descoberta de veados nas Aldeias do Xisto

Mensagem  Haddock em Qui 20 Set 2012 - 10:22




Nos próximos dias 22, 23 e 29 de Setembro, o singular ritual de acasalamento dos veados na Serra da Lousã é o ponto de partida para observação da natureza, caminhadas pela serra e caça fotográfica, nas Aldeias do Xisto.

"Começa agora a época de acasalamento dos veados. É nesta altura que os machos, para conquistar as fêmeas e afastar outros animais competidores, bramam e tornam-se menos tímidos sendo por isso mais fácil a sua observação. Para dar a conhecer o maior mamífero da Serra da Lousã, a rede das Aldeias do Xisto promovem actividades que vão permitir o contacto com este ritual de acasalamento, também conhecido como Brama dos Veados", explicam os organizadores.

As Caminhadas pela Serra da Lousã, agendadas para os dias 22 e 29 de Setembro, irão permitir observar e escutar o bramido dos animais, que exibem as suas hastes e lutam por atenção. Também serão identificados trilhos, vestígios de alimentação, marcações territoriais e dejectos dos veados, sendo realizado um enquadramento inicial e um acompanhamento de todos os participantes. O ponto de encontro é na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, em Góis. As caminhadas têm uma duração de 4 a 5 horas e são limitadas a 10 pessoas, realizando-se observações uma vez por dia/noite. As inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail: geral@transserrano.com.

A Caça Fotográfica aos veados está marcada para os dias 22 e 23 de Setembro. Trata-se de uma oportunidade para captar imagens de veados em estado selvagem, acompanhando o trabalho de biólogos que pela manhã reiniciam os censos desta população ou através de um passeio pela serra. Esta atividade tem o formato de concurso, com as seguintes temáticas: “Veados”; Pôr-do-sol" e "Fauna, Flora e Vegetação da Serra da Lousã". As inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail: baldios@baldioslousa.com.

Existem mais de 800 exemplares de veados que vivem em zonas menos humanizadas da serra, nos concelhos de Góis, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Lousã e Miranda do Corvo.

"A Rede das Aldeias do Xisto é um projecto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A Adxtur congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão".


Fonte: http://ecosfera.publico.pt
avatar
Haddock

Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 34
Localização : Montijo

Ver perfil do usuário http://ruadamisericordia.blogspot.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum