O CERAS precisa da sua ajuda!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O CERAS precisa da sua ajuda!

Mensagem  Mandrágora em Sab 22 Set 2012 - 17:50




Programa de voluntariado e estágios

O CERAS (Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco) precisa da sua ajuda! Através do programa de voluntariado / estágios, pretendemos formar pessoas na área da recuperação de fauna, potenciar o conhecimento das espécies silvestres, melhorar o nosso funcionamento e otimizar o resultado do nosso trabalho. Saiba como pode integrar a nossa equipa!

PROGRAMA VOLUNTARIADO / ESTÁGIOS CERAS

Introdução:
O CERAS (Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco) é um hospital de animais selvagens onde os animais feridos ou doentes são tratados e recuperados para serem devolvidos à natureza. Desenvolvem-se também diferentes atividades formativas e de educação ambiental, assim como estudos nas áreas de biologia e veterinária, com o fim de melhorar o conhecimento das espécies de animais selvagens e contribuir assim para a sua conservação. O CERAS colabora também com outros projetos para contribuir à conservação da biodiversidade, como são o Programa Antidoto Portugal e Projeto LIFE “Inovações contra envenenamentos” (para a luta contra o uso ilegal de venenos), Projeto Linhas Elétricas e Aves (para estudo do impacte da rede elétrica sobre a avifauna) e outros projetos de estudo e conservação de espécies ameaçadas como o abutre preto ou a cegonha preta. Está situado na Escola Superior Agraria de Castelo Branco. É um projeto da Quercus e conta com o apoio da Escola Superior Agraria de Castelo Branco e outros mecenas.

Devido ao escasso apoio económico que recebe, funciona principalmente graças ao trabalho de voluntários e estagiários, e de donativos tanto económicos como em géneros.

Objectivos:
Com o programa de voluntariado / estágios, pretendemos formar pessoas na área da recuperação de fauna, potenciar o conhecimento das espécies silvestres, melhorar o nosso funcionamento e otimizar o resultado do nosso trabalho.

Tarefas a desenvolver:
1. GESTÃO DIARIA: alimentação dos animais, limpeza e manutenção das instalações…
2. ESTUDOS: pelas espécies que recebemos, o CERAS é um local ideal para realizar estudos no âmbito da fauna silvestre, pelo que estamos disponíveis para receber alunos para a realização de teses de mestrado ou outro tipo de práticas curriculares.
3. DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: atividades com escolas, bancos informativos, libertações, palestras …
4. APOIO VETERINÁRIO: receção e tratamento e seguimento dos animais. Necropsias.

Requisitos dos participantes:
Para atividades gerais precisamos pessoas comprometidas e com algum tempo disponível, independentemente da sua formação.
Para atividades mais especializadas, é recomendável ter formação nas áreas de veterinária, biologia ou ciências ambientais.

Todos os interessados devem contactar o CERAS:

Tel: 963 957 669

E-mail: ceras.quercus@gmail.com



avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum