Ataques de lobos a rebanhos em São Pedro do Sul levam câmara a pedir ajuda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ataques de lobos a rebanhos em São Pedro do Sul levam câmara a pedir ajuda

Mensagem  Haddock em Seg 29 Out 2012 - 11:22




O aumento dos ataques de lobos aos rebanhos comunitários das serras de Montemuro e Gralheira, no concelho de São Pedro do Sul, levaram a autarquia a pedir a intervenção do Governo para o controlo das alcateias.

O conjunto montanhoso constituído pelas serras de Montemuro, Gralheira, Arada e Freita alberga as mais importantes alcateias portuguesas a sul do Douro e as mais meridionais da Europa.

Os especialistas reconhecem que estas alcateias têm nos rebanhos domésticos uma das fontes principais da sua alimentação, como admitiu à agência Lusa Gonçalo Brotas, da Associação de Preservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI).

Perante as crescentes queixas das populações de investidas das alcateias sobre os animais domésticos, as últimas das quais pelo presidente da Junta de Freguesia de Covas do Rio, José Cruz, a ACHLI tem em curso um programa para substituir as presas dos lobos.

Covas do Rio situa-se na área que concentra alguns dos mais importantes rebanhos de cabras e manadas de bovinos com características comunitárias e que constituem uma das principais fontes de rendimento das comunidades.

Enquanto os projectos de alteração de hábitos alimentares das alcateias não produzem efeitos, nomeadamente com a reintrodução de espécies que desapareceram destas serras, como o corço, a Câmara de São Pedro do Sul pediu a intervenção do Ministério da Agricultura, nomeadamente uma acção de controlo das alcateias.

Como lembra o presidente da junta de Covas do Rio, nos últimos meses os ataques têm-se repetido “todas as semanas e mais que uma vez” por semana.

A solução está a ser preparada com o plano de reintrodução do corço, espécie que abundava na região até há cerca de um século e que será uma presa natural do lobo. O javali é outra das espécies que está a regressar em grande número a este conjunto montanhoso.

Para que o regresso do corço seja um sucesso e passe a substituir gradualmente os animais domésticos na alimentação das alcateias, a ACHLI tem, há mais de um ano, um programa de adaptação controlada de espécie, numa cerca situada no Montemuro.

“Nesta região, o lobo depende muito dos rebanhos e faz sentido a reintrodução de presas naturais porque as alcateias preferem estas aos animais domésticos”, disse Gonçalo Brotas.

No imediato, porém, as populações exigem maior controlo sobre as alcateias, apesar de os prejuízos que resultam dos ataques dos lobos serem objecto de uma compensação financeira legal, aplicada no âmbito da protecção a esta espécie protegida.


Fonte: Ecosfera

_________________
Portugal Natura
avatar
Haddock

Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 34
Localização : Montijo

Ver perfil do usuário http://ruadamisericordia.blogspot.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum