Ruptura em oleoduto de Sines lançou na rede pluvial 20 toneladas de crude

Ir em baixo

Ruptura em oleoduto de Sines lançou na rede pluvial 20 toneladas de crude

Mensagem  Admin em Ter 30 Out 2012 - 12:56



No troço de um dos pipeline que transporta o crude do porto de Sines para a refinaria da Petrogal verificou-se, pelas 17h40 no dia 8.10.2012, uma ruptura de que resultou a libertação para um colector pluvial de cerca de 20 toneladas de crude, junto à rotunda da Barbuda.

O tubo danificado tem um diâmetro de 42 polegadas, (aproximadamente um metro).

O presidente da Câmara de Sines, Manuel Coelho, adiantou que se deslocou pouco depois ao local do acidente e verificou que a mancha de crude estendia-se por uma área com cerca de 50 metros em redor do local onde o pipeline cedeu.

O autarca disse que os meios de combate foram “imediatos e de grande eficácia” e a fuga de crude foi estancada. Nessa noite (segunda-feira), madrugada e dia de terça-feira vários camiões e máquinas de arrasto fizeram a remoção de três mil toneladas de terras contaminadas.

Manuel Coelho não crê que tenha havido infiltração de crude no solo em profundidade e consequências graves para o meio ambiente, dado tratar-se “de uma substância pastosa”

Mesmo assim, reclama do Ministério do Ambiente uma intervenção “junto da empresa” para que sejam “assacadas” responsabilidades sobre o que aconteceu.

Os trabalhos de recolha de terras contaminadas ainda prosseguem, adiantou o porta-voz da GALP, frisando que o alerta para a ruptura tinha sido dado pelo rendeiro do terreno onde ocorreu.

“Não há danos a registar para o meio ambiente e para a saúde humano”, garante a GALP frisando que na manhã desta terça-feira já tinha sido recolhida a quase totalidade do crude derramado, enquanto a limpeza do solo ainda prossegue.

Fonte:Ecosfera

_________________
Portugal Natura
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 38

Ver perfil do usuário http://portugalnatura.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum