Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses

Mensagem  Mandrágora em Ter 6 Nov 2012 - 18:34




Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses

A utilização de bicicletas nas cidades está a crescer. Todos os dias, milhares de cidadãos pegam no seu veículo de duas rodas e pedalam a caminho do seu trabalho ou escola. Mas há percursos que podem ser feitos através dos transportes públicos que, para além de serem mais rápidos e funcionais, acabam por proteger do clima.

Para facilitar a vida de quem, diariamente, recorre às duas rodas, o Menos Um Carro foi beber à revista Visão uma lista das empresas de transportes que permitem transportar a bicicleta no autocarro, metro ou comboios – com ou sem limitação de horários, no Porto ou Lisboa.

É essa lista que lhe colocamos à disposição.

Carris

O serviço Bike Bus da Carris permite sair de casa de bicicleta e “apanhar o autocarro” com ela, sem qualquer encargo adicional. Funciona nas seguintes carreiras:

708 (Martim Moniz – Parque das Nações);
723 (Campo Mártires da Pátria – Algés);
724 (Alcântara – Pontinha);
725 (Estação do Oriente – Prior Velho);
731 (Avenida José Malhoa – Moscavide centro).

Metropolitano de Lisboa

No Metropolitano de Lisboa, pode transportar gratuitamente a sua bicicleta, mas com horário condicionado. Nos dias úteis, a partir das 20h00; sábados, domingos e feriados durante todo o dia. Máximo de duas bicicletas por carruagem, desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros.

CP

Gratuito e sem limitações horárias. Cada pessoa pode transportar apenas uma bicicleta. Nos comboios urbanos da CP, o transporte é autorizado exclusivamente nas carruagens identificadas para o efeito. Já nos comboios regionais, para poder transportar a sua bicicleta, deve dirigir-se ao “operador de revisão”, a quem competirá garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede, uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível. Veja aqui.

Fertagus

É permitido o transporte de velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana , excepto quando se verifiquem grandes aglomerações de passageiros na plataforma da estação ou no interior do comboio. Neste caso, os utilizadores de velocípedes deverão aguardar pelo final da aglomeração e respeitar as indicações que lhe sejam dadas pelo pessoal da Fertagus. Consulte as condições do transporte de bicicletas na Fertagus aqui.

Transtejo

O transporte de bicicletas na Transtejo é gratuito e sem limitações horárias nas seguintes ligações:
- Montijo-Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas;
- Seixal-Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas;
- Trafaria-Porto Brandão – Belém: lotação de 15 bicicletas. Para navios de “classe cacilhese”, a lotação é de 6 bicicletas;
- Barreiro-Terreiro do Paço: lotação condicionada a 2 bicicletas, entre as 6 h20 e as 9h30 (no sentido sul/norte), e entre as 17h00 e as 20h00 (no sentido norte/sul). Fora destes períodos a lotação é de 5 bicicletas.

Metro do Porto

O Metro do Porto autoriza o transporte das bicicletas no interior das carruagens, sem qualquer custo, em todas as linhas e horas, desde que as carruagens não se encontrem lotadas. Se estiverem lotadas, é conveniente que o ciclista aguarde a chegada do metro seguinte. As estações de metro da Trindade, Senhora da Hora, Casa da Música, Fórum da Maia, Pedras Rubras e Póvoa de Varzim possuem parques de estacionamento para bicicletas.

Fonte: GreenSavers

_________________
Portugal Natura

Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum