Observação de aves na Mata Nacional do Bussaco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Observação de aves na Mata Nacional do Bussaco

Mensagem  Mandrágora em Ter 13 Nov 2012 - 18:21




Observação de aves na Mata Nacional do Bussaco

A Mata Nacional do Bussaco é um local sagrado e misterioso que encerra um incrível património religioso, militar, arquitetónico, histórico… Mas também natural… Esta é uma das mais ricas Matas Nacionais, apresentando uma impressionante biodiversidade nos seus parcos 105ha. Inclui uma coleção botânica com árvores provenientes de todo o Mundo, mas também um retalho da nossa floresta primitiva. Nesta floresta relíquia, encontra-se o ‘adernal’, habitat único no Mundo e principal foco de conservação do Projeto BRIGHT (Life +).
Venha conhecer melhor e descobrir os encantos naturais deste local, em que as aves terão um papel de destaque. Esta saída insere-se no evento "Sement Event", que vai decorrer de 17 a 25 de novembro - Cartaz informativo.

Organização: SPEA e Fundação Mata do Buçaco

Local: Mata Nacional do Bussaco, 40º22’33.95’’N; 8º21’55.48’’W

Ponto de encontro: 08:00 horas - Junto à Loja da Mata (casa cor de rosa junto ao Palace Hotel)

Preço: 1,5€/pessoa (valor do seguro de acidentes pessoais, obrigatório)

Descrição: Encontro em frente à Loja da Mata, onde os participantes que tenham entrado na Mata com viatura podem encontrar estacionamento. Será efetuada uma apresentação da Mata, no seu contexto histórico e biogeográfico, após a qual se iniciará a saída propriamente dita. Toda a saída será feita a pé, dentro dos limites da Mata. Serão visitados os locais mais emblemáticos da Mara, descrevendo-se a fauna e flora à medida que a caminhada for decorrendo. Sendo um habitat florestal denso, é de prever que muitas aves se observem com dificuldade. Assim, convirá manter algum silêncio, para que seja possível identificar as aves pelas suas vocalizações, com ajuda do guia. A visita terminará no local de início e os participantes que assim o desejarem poderão permanecer na Mata para um almoço tipo piquenique em comunhão com a Natureza.

Destinatários e grau de dificuldade: Maiores de 12 anos. Bastantes declives e degraus, portanto dificuldade média.

Nº participantes: Min.: 6; Máx. 15

Recomendações: Trazer roupa e calçado confortável. Um agasalho para a manhã e água para ir bebendo durante a caminhada. Quem tiver, pode e deve trazer binóculos e guia de aves. Quem desejar, poderá trazer uma refeição do tipo piquenique para almoçar após a saída.

Inscrições: Aceitam-se inscrições até 16 de novembro.
Para se inscrever envie um email para alexandra.lopes[arroba]spea.pt; ou contacte-nos pelo Tlf.: 213220434.
No ato de inscrição deverá referir os seguintes dados, para cada participante:
a) Se for sócio da SPEA - é necessário enviar apenas o seu número de sócio e NIF
b) Se não for sócio da SPEA - tem que enviar nome completo, data de nascimento, tlm, email, Nif e morada.

Pagamento: Quando receber a confirmação da sua inscrição poderá efectuar o pagamento da actividade através das seguintes formas:
a) na sede (Av. João Crisóstomo, Nº 18 – 4º Dto., Lisboa | 9h30-13h00 e 14h00-18h00), ou
b) por transferência bancária para o NIB da SPEA: 0033.0000.0026.0345382.05 – refira no descritivo a palavra “actividade” e envie para o e-mail alexandra.lopes[arroba]spea.pt o comprovativo de pagamento.

Aves prováveis de se observar: Aves florestais, desde chapins, trepadeiras, carriça, estrelinha, algumas Sylvia, etc. Aves de rapina como açor, gavião, águia-de-asa-redonda e águia-calçada. Na Mata do Bussaco ocorrem mais de 8 dezenas de espécies de aves.

Mais informações em:
www.spea.pt

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum