Projecto-piloto de compostagem doméstica chega a 11 mil habitantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projecto-piloto de compostagem doméstica chega a 11 mil habitantes

Mensagem  Mandrágora em Sex 30 Nov 2012 - 11:28




Projecto-piloto de compostagem doméstica chega a 11 mil habitantes

A EGF, sub-holding do grupo AdP (Águas de Portugal) para a área dos resíduos, está a alargar um projecto-piloto de compostagem doméstica a oito empresas gestoras de sistemas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, as quais servem uma área com cerca de 11 mil habitantes em 97 municípios, representando 47% do território continental.

O projecto foi lançado inicialmente na região da Alta Estremadura e é agora estendido a outros sistemas, num compromisso da EGF para desviar os resíduos biodegradáveis de aterro.

O processo de compostagem doméstica consiste na reciclagem dos resíduos orgânicos, designadamente restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando-os num composto rico em nutrientes e que pode ser utilizado como fertilizante natural em hortas e canteiros. Desta forma, ao mesmo tempo que se transforma o lixo em novos produtos, é também reduzido o volume de resíduos que seriam enviados para aterro.

O projecto-piloto de compostagem doméstica foi desenvolvido pela Valorlis, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos na região da Alta Estremadura. Com início em 2007, o projecto abrange já 53 freguesias, com 8.370 compostores entregues e com resultados de 13.982 toneladas de resíduos orgânicos valorizados.

“Dado o sucesso do projecto, e considerando os objectivos de desvio de resíduos biodegradáveis de aterro, a EGF está a estender este projecto a outros sistemas multimunicipais de gestão de resíduos, os quais abrangem 47% da população do território nacional”, explica a EGF em comunicado. O projecto é financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em 75%.

Em cada sistema multimunicipal, e em parceria com as juntas de freguesia seleccionadas, serão distribuídos compostores domésticos a munícipes que reúnam as condições necessárias para a prática da compostagem doméstica, nomeadamente habitação com espaço exterior suficiente e agregados familiares com um número médio de três elementos. O processo de compostagem será devidamente explicado através de acções de sensibilização.

Numa primeira fase, o projecto irá abranger um universo de 11 mil habitantes, através da distribuição de 2.128 compostores e a realização de 130 acções de sensibilização. De acordo com a APA, em média, cada pessoa produz por ano cerca de 131 quilos de resíduos orgânicos, com um potencial de redução por via da compostagem doméstica de 23,5 quilos por habitante por ano.

Fonte: GreenSavers

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum