Nova marca portuguesa utiliza borras de café para produção caseira de cogumelos

Ir em baixo

Nova marca portuguesa utiliza borras de café para produção caseira de cogumelos

Mensagem  Mandrágora em Dom 2 Dez 2012 - 15:51




Nova marca portuguesa utiliza borras de café para produção caseira de cogumelos

Mesmo para os mais inaptos agricultores, a Cogus Box pode ser uma boa maneira de mostrar aos amigos que a sua horta caseira é um sucesso. Na prática, o projecto de Fernando Castro é “um kit de produção de cogumelos que recicla borras de café e cartão em comida saudável e saborosa”.

Como o próprio nome indica, a Cogus Box é uma caixa que permite a produção de cogumelos. A caixa é biodegradável, pelo que, no final do projecto, pode utilizá-la (cartão, plástico e as borras de café) para cultivar outros produtos.

“A oportunidade surgiu de um processo de investigação e desenvolvimento de uma fórmula para reutilizar desperdício e transformá-lo em comida”, explica o empreendedor ao Green Savers.

Acompanhe a Cogus Box no Facebook.

“A médio prazo, [quero] alargar os pontos de venda físicos e a participação em feiras para venda directa. A longo prazo, alargar o modelo a outras zonas do país e internacionalizar”, explica Fernando Castro, que contou com a colaboração de três designers, que o ajudaram a desenvolver o vídeo de apresentação, site e design do produto.

Até agora, a Cogus Box representou um investimento de €1000 (R$ 2.650). “O feedback tem sido muito positivo. Mesmo as pessoas que, aparentemente, não têm preocupações ambientais, quando descobrem que é possível comer cogumelos a partir de subprodutos que, de outra forma, iriam parar ao lixo, ficam bastante entusiasmadas com a ideia de reciclar os materiais”, continuou Fernando Castro.

No final de vida do kit, os utilizadores podem utilizá-lo na totalidade, incluindo a caixa, para fertilizar plantas. Também aqui haverá novidades em breve.

“A Cogus Box pretende inovar no lançamento de produtos micológicos e acções localizadas em parceria com instituições e empresas. Os processos de mico-remedição levam à descontaminação de solos e água de petróleo, pesticidas ou bactérias através do uso selectivo de fungos”, concluiu o empreendedor.

Fonte: GreenSavers



_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum