Nova marca portuguesa utiliza borras de café para produção caseira de cogumelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nova marca portuguesa utiliza borras de café para produção caseira de cogumelos

Mensagem  Mandrágora em Dom 2 Dez 2012 - 15:51




Nova marca portuguesa utiliza borras de café para produção caseira de cogumelos

Mesmo para os mais inaptos agricultores, a Cogus Box pode ser uma boa maneira de mostrar aos amigos que a sua horta caseira é um sucesso. Na prática, o projecto de Fernando Castro é “um kit de produção de cogumelos que recicla borras de café e cartão em comida saudável e saborosa”.

Como o próprio nome indica, a Cogus Box é uma caixa que permite a produção de cogumelos. A caixa é biodegradável, pelo que, no final do projecto, pode utilizá-la (cartão, plástico e as borras de café) para cultivar outros produtos.

“A oportunidade surgiu de um processo de investigação e desenvolvimento de uma fórmula para reutilizar desperdício e transformá-lo em comida”, explica o empreendedor ao Green Savers.

Acompanhe a Cogus Box no Facebook.

“A médio prazo, [quero] alargar os pontos de venda físicos e a participação em feiras para venda directa. A longo prazo, alargar o modelo a outras zonas do país e internacionalizar”, explica Fernando Castro, que contou com a colaboração de três designers, que o ajudaram a desenvolver o vídeo de apresentação, site e design do produto.

Até agora, a Cogus Box representou um investimento de €1000 (R$ 2.650). “O feedback tem sido muito positivo. Mesmo as pessoas que, aparentemente, não têm preocupações ambientais, quando descobrem que é possível comer cogumelos a partir de subprodutos que, de outra forma, iriam parar ao lixo, ficam bastante entusiasmadas com a ideia de reciclar os materiais”, continuou Fernando Castro.

No final de vida do kit, os utilizadores podem utilizá-lo na totalidade, incluindo a caixa, para fertilizar plantas. Também aqui haverá novidades em breve.

“A Cogus Box pretende inovar no lançamento de produtos micológicos e acções localizadas em parceria com instituições e empresas. Os processos de mico-remedição levam à descontaminação de solos e água de petróleo, pesticidas ou bactérias através do uso selectivo de fungos”, concluiu o empreendedor.

Fonte: GreenSavers



_________________
Portugal Natura

Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum