Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor

Mensagem  Mandrágora em Seg 3 Dez 2012 - 10:04




Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor

Vários colaboradores da Corticeira Amorim plantaram 2012 sobreiros em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre. A acção fez parte do projecto Floresta Comum, da Quercus, e teve a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, proprietária da Herdade do Monte Velho, onde se realizará a plantação.

O sobreiro, recorde-se, foi instituído Árvore Nacional de Portugal e destaca-se, a nível ambiental, pelo seu papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. Realizada um dia após a celebração do Dia da Floresta Autóctone, esta acção visa aumentar o número de sobreiros por hectare nas actuais áreas de produção suberícola.

Segundo um relatório da WWF, Portugal é e será um dos países do Sul da Europa mais afectados pela desertificação, acelerada pelo fenómeno do aquecimento global. Note-se ainda que as zonas mais susceptíveis à desertificação – a perdas de fertilidade do solo, de produtividade biológica e de potencial de produção económica – coincidem com as áreas onde se assiste a fenómenos de despovoamento mais acentuados.

O sobreiro está na base de um ecossistema (Montado) que tem associado níveis elevados de biodiversidade, a melhoria da matéria orgânica dos solos e a regulação do ciclo hidrológico, sendo reconhecido como uma espécie prioritária no combate à desertificação.

Medidas como o adensamento das áreas ou de novas plantações de sobreiro afiguram-se como uma solução para travar o processo de degradação do solo e de perda da produtividade biológica e económica.

Fonte: GreenSavers

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum