Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados

Mensagem  Mandrágora em Qua 5 Dez 2012 - 21:56




Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados

Há 235 novos sítios de “importância comunitária” em 20 países. Quase 18% do território da UE e 4% dos seus mares fazem já parte da rede de defesa da biodiversidade.

Quase 25 mil quilómetros quadrados, correspondentes a 235 novos “sítios de importância comunitária” propostos pelos estados-membros, foram acrescentados à rede Natura 2000, anunciou a União Europeia (UE).

A Natura 2000 é o principal instrumento comunitário de defesa da biodiversidade.

Os novos sítios localizam-se em 20 estados e dizem respeito a nove regiões biogeográficas da rede – alpina, atlântica, do Mar Negro, boreal, continental, macaronésica, mediterrânica, panónica e estépica.

Bulgária, Dinamarca, Estónia, França, Itália, Letónia, Malta, Roménia, Suécia, Eslováquia e Reino Unido são os países que mais contribuíram para o “alargamento”.

Entre os novos sítios o mais significativo é, provavelmente, segundo a UE, o Dogger Bank, uma zona de águas pouco profundas, com bancos de areia submersos, importante zona de desova e crescimento de espécies piscícolas comerciais, na parte central do Mar do Norte. Foi proposto pelo Reino Unido.

A Natura 2000 passa assim a abranger 768 mil quilómetros quadrados, o equivalente a 17,9% do território continental da UE, e mais de 217 mil quilómetros quadrados, cerca de 4% dos seus mares.

Os estados-membros têm seis anos para adoptarem medidas de protecção desses sítios. Composta por zonas de conservação e protecção especial são permitidas, no seu interior, actividades como a agricultura, o turismo, a exploração florestal e o lazer, desde que sejam sustentáveis e respeitem o ambiente natural.

Fonte: Público

_________________
Portugal Natura

Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum