Novo estudo sublinha influência da acção humana no aquecimento global

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo estudo sublinha influência da acção humana no aquecimento global

Mensagem  Mandrágora em Qui 6 Dez 2012 - 14:04




Novo estudo sublinha influência da acção humana no aquecimento global

Investigação fez-se com observações por satélite e novas simulações por computador

Comparando 20 diferentes simulações de modelos computacionais e observações de satélites, cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory (EUA) e de outros 16 organizações chegaram à conclusão que a alteração nas temperaturas na troposfera e na estratosfera estão claramente relacionadas com a acção humana.

O objectivo do estudo era determinar se as descobertas anteriores que indicavam influência humana nestas alterações estavam de acordo com as actuais incertezas dos modelos de clima e dos dados de satélite.


A troposfera é a porção mais baixa da atmosfera terrestre. A estratosfera situa-se logo acima desta, entre, aproximadamente 10 e 50 quilómetros de altitude. Os dados dos satélites acerca das temperaturas foram produzidos por três diferentes grupos de investigação e basearam-se na medição das emissões de microondas de moléculas de oxigénio.

Cada grupo fez escolhas diferentes no processamento dessas medições e na sua contabilização, tendo em conta efeitos complexos como desvios nas órbitas dos satélites e na calibração dos instrumentos.

Tanto nas observações por satélite como nas simulações por computador sobre as alterações climáticas ao longo do tempo, percebeu-se que a baixa estratosfera arrefeceu nos últimos 33 anos.

Este arrefecimento é uma resposta ao esgotamento do ozono estratosférico provocado pelo homem. As observações mostram também um padrão comum, a larga escala, de aquecimento da baixa troposfera, com um grande aquecimento no Árctico. O aquecimento da troposfera é impulsionado principalmente pelo aumento da emissão de gases com efeito estufa.

“É muito pouco provável que causas puramente naturais possam explicar estes padrões de alterações de temperatura”, considera Benjamin Santer, do Lawrence Livermore National Laboratory e autor principal do estudo, publicado na «Proceedings of the National Academy of Sciences».

“Nenhuma forma conhecida de variabilidade natural do clima pode provocar este aquecimento à escala global da troposfera e arrefecimento da baixa estratosfera”, acrescenta.

Pode aceder ao artigo aqui.

Fonte: Ciência Hoje

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum