Projecto ajuda empresas a diminuírem pegada ecológica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projecto ajuda empresas a diminuírem pegada ecológica

Mensagem  Mandrágora em Sex 14 Dez 2012 - 16:14




Projecto ajuda empresas a diminuírem pegada ecológica

O Luso Carbono é uma iniciativa que prevê sensibilizar o tecido empresarial para as consequências ambientais dos seus sistemas produtivos, nomeadamente no que diz respeito às emissões de Gases do Efeito de Estufa (GEE).

O mais recente projecto do IEM - Instituto Empresarial do Minho consiste na criação de uma plataforma online, no desenvolvimento da ferramenta CO2 Global Balance, na adaptação da Metodologia do Carbono Social a Portugal e ainda num jogo interactivo sobre alterações climáticas que permite o cálculo das emissões de carbono associadas a pequenas situações do dia-a-dia.


Será possível encontrar toda a informação sobre o tema do Carbono Social adaptado à realidade portuguesa, bem como a ferramenta CO2 Global Balance na página online. De uma forma simples, aquela ferramenta permite que as empresas avaliem de forma genérica as emissões de GEE associadas ao seu sistema produtivo e simulem cenários de intervenção nesta área e de redução de emissões.
A iniciativa vem igualmente alertar para a necessidade de adoptar sistemas produtivos de baixo carbono, introduzindo mecanismos de eficiência energética que transformem o problema da diminuição de emissões numa oportunidade de redução da factura energética das organizações.

De referir que as empresas podem beneficiar do facto de serem confrontadas e motivadas para fazerem o diagnóstico das suas emissões e poderem recorrer aos princípios do Carbono Social para introduzirem medidas de redução de emissões e da factura energética e transformarem esse esforço numa mais-valia comercial. Mas também os cidadãos em geral podem beneficiar, na medida em que a adopção dos princípios do Carbono Social tem uma preocupação significativa com a vertente social e com a comunidade em que se inserem.

Sustentabilidade e poupança

Para Rui Fernandes, coordenador operacional do IEMinho, "é fundamental incentivar, através da quantificação de emissões de GEE, o tecido empresarial a adoptar sistemas de produção de baixo carbono, o que lhes permitirá baixar a fartura energética, ao mesmo tempo que adquirem uma ferramenta de diferenciação nos mercados mais atentos aos aspectos ambientais".

O responsável acrescenta ainda que "no momento crítico que vivemos, as empresas devem dotar-se de todas as ferramentas que lhes permitam reduzir custos e obter vantagens comerciais. O contributo do IEMinho também vai nesse sentido pensar global, agir local, colocando ao dispor da sociedade mais uma ferramenta".

No âmbito do Luso Carbono, será realizado um ciclo de workshops formativos para empresas, instituições e sociedade civil sobre a Metodologia do Carbono Social em Portugal, bem como um roadshow de sensibilização para as questões ambientais e para as mudanças climáticas, promovido em várias cidades do norte e centro de Portugal.

Fonte: Ciência Hoje

_________________
Portugal Natura

Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum