Pouco contacto com a natureza aumenta incidência de alergias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pouco contacto com a natureza aumenta incidência de alergias

Mensagem  Mandrágora em Seg 17 Dez 2012 - 19:35




Pouco contacto com a natureza aumenta incidência de alergias

A falta de contacto com a natureza pode estar a aumentar a incidência de alergias e asma nos habitantes das cidades. Segundo um estudo finlandês, um grupo de bactérias conhecidas por aumentar o desenvolvimento de moléculas anti-inflamatórias é mais abundante no meio natural do que no meio urbano.

Os cientistas dizem que certas bactérias, apontadas noutros estudos como benéficas para a saúde humana, são encontradas em maior abundância em ambientes rurais. Estes microrganismos são importantes para “o desenvolvimento e manutenção do sistema imunológico", refere Ilkka Hanski, da Universidade de Helsínquia e um dos autores do artigo.

"Existem microrganismos em todo o lado, mesmo nas áreas urbanas, mas os micróbios de ambientes naturais são mais benéficos para nós", explicou Hanski. Este estudo levanta questões fundamentais sobre o impacte da perda da biodiversidade na nossa saúde.

A equipa recolheu amostras de pele de 118 adolescentes finlandeses e verificou que os que viviam no campo ou perto de florestas tinham maior diversidade de bactérias benéficas e eram menos suscetíveis a alergias.

Durante a investigação a equipa identificou um grupo de bactérias, conhecidas como proteobactérias gama, que apresentam uma função especial. As bactérias Acinetobacter pertencentes a este grupo estão " associadas ao desenvolvimento de moléculas anti-inflamatórias".

"Basicamente, o nosso estudo revelou que quanto maior a quantidade destas bactérias que temos na pele, [maiores] são as respostas imunológicas" e o indivíduo fica menos suscetível a alergias e outras doenças inflamatórias crónicas, afirmou Hanski.

Hanski acrescentou ainda que as proteobactérias gama tendem a ser mais abundantes em ambientes vegetais, como florestas e terras usadas para agricultura, comparativamente aos meios urbanos.

"A urbanização é um fenómeno relativamente recente. Durante a maior parte do nosso tempo [de evolução da espécie humana] temos vivido em áreas que hoje chamamos de ambiente natural."

Apesar de ser difícil reverter a tendência global de urbanização, segundo Hanki, podemos adotar uma série de medidas para aumentar o contacto com a natureza. "Além de preservar áreas naturais fora das áreas urbanas, acho que é importante realizar um ordenamento das cidades que inclua espaços verdes, corredores verdes e infraestruturas verdes."

Pode consultar o artigo aqui.

Fonte: Naturlink

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum