Vespa asiática ameaça abelhas portuguesas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vespa asiática ameaça abelhas portuguesas

Mensagem  Admin em Sex 15 Fev 2013 - 13:57



Já não bastava às abelhas, em declínio mundial, as consequências das alterações climáticas, destruições dos habitats, fungos e pesticidas. Agora, elas têm de lidar com a ameaça das vespas asiáticas. Em Portugal, a região entre o Minho e o Lima é a mais afectada.

Segundo explica o Público, as vespas asiáticas – vindas de Espanha e França – não estão a deixar as abelhas portuguesas a sair de casa. Elas esperam junto das colmeias que as abelhas cheguem carregadas de pólen, capturam-nas, cortam-lhes a cabeça, patas e o ferrão e transportam-nas para os seus próprios ninhos, que constroem no topo das árvores. Aí, comem-nas.

Em Portugal, os primeiros ataques terão ocorrido em 2011. De acordo com Miguel Maia, técnico da Associação Apícola Entre Minho e Lima (Apimil), foram detectados cerca de 40 ninhos na região do Alto Minho. Com um metro de altura e 80 centímetros de largura, os ninhos são maioritariamente construídos em árvores com uma altura superior a cinco metros.

“Já sabíamos o que ia acontecer. Com a globalização, os problemas também vêm para aqui”, explicou ao Público o presidente da Apimil, Alberto Dias.

Como não é possível erradicar a espécie, há já uma task force constituída para destruir os ninhos mais perigosos – os que se encontram em locais frequentados por muitas pessoas, particularmente, perto de crianças. Protecção Civil de Viana do Castelo, GNR, bombeiros, Direcção-Geral de Veterinária, Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Apimil são as entidades que coordenam este trabalho.

Para além de um impacto na economia e biodiversidade, há ainda o perigo de as vespas asiáticas colonizarem a Península Ibérica dentro de dez anos. Nessa altura, segundo Miguel Maia, iremos “tropeçar em ninhos”.

Fonte: Greensavers

_________________
Portugal Natura
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 37

Ver perfil do usuário http://portugalnatura.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum