7º Congresso Florestal Nacional - Conhecimento e Inovação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

7º Congresso Florestal Nacional - Conhecimento e Inovação

Mensagem  Mandrágora em Sex 22 Fev 2013 - 15:15




7º Congresso Florestal Nacional - Conhecimento e Inovação

É por demais reconhecida a importância das florestas e do sector florestal no contexto do território e da economia do País. De forma intencional ou por alargamento natural da sua expressão, a floresta ganhou durante o século XX uma presença e visibilidade que não passa despercebida para a generalidade da população. Mas, se esse crescimento representou uma parcela significativa do nosso desenvolvimento, também concorreu para o alastramento de manifestações de risco materializado na ocorrência de fogos e contrariedades sanitárias, com uma expansão desmesurada de pragas e patologias.

A dimensão actual do espaço florestal e as condições ecológicas e ambientais em que se desenvolve o crescimento e produção obrigam a uma atenção reforçada no conhecimento das particularidades em que esse processo se desenvolve e nas condições de maior eficiência e estabilidade para o seu desenrolar. O conhecimento aprofundado acerca das florestas tem interessado uma vasta gama de áreas científicas, que se polarizam no núcleo de referência das Ciências Florestais. De forma continuada, uma grande diversidade de disciplinas encontra nas florestas motivos de interrogação e aprofundamento, fazendo destas uma parte importante do seu objecto de estudo.

FLORESTAS 2013, uma presença do conhecimento / um património consolidado

O Congresso reservará um tempo especial para conferências com especialistas de áreas científicas consagradas, explicitando o interesse que a floresta inspira para as suas abordagens. Da Biotecnologia à Economia, da Energia à Ecologia, a floresta constitui motivo de estudo, aprofundamento e consolidação do conhecimento.

FLORESTAS 2013, um espaço de debate / as políticas florestais

As políticas públicas de apoio e intervenção nas florestas serão objecto de análise e revisão, igualmente à luz do conhecimento e com o rigor científico que a aplicação de recursos limitados obriga e exige. A Defesa da Floresta Contra Incêndios, a Luta Contra o Nemátodo da Madeira de Pinheiro, o Apoio ao Associativismo, a Articulação do Planeamento e Ordenamento do Território, ou a Gestão da Propriedade Pública, deverão constituir temas de debate enriquecido a partir das contribuições e ensinamentos da investigação.

FLORESTAS 2013, uma oportunidade de formação / as respostas partilhadas

O conhecimento constitui a base da inovação e da aplicação das soluções adequadas aos novos desafios que se colocam na gestão, intervenção e condução dos espaços florestais, com vista à obtenção duma cadeia estável de produtos e serviços disponibilizados à comunidade. Nas diversas mesas temáticas procurar-se-á responder aos desafios e constrangimentos de maior expressão e actualidade.

FLORESTAS 2013, uma janela para a inovação / o contributo da investigação florestal

O Congresso constituirá igualmente uma possibilidade de conhecer os trabalhos e resultados mais recentes da investigação florestal expressa em projectos e contributos académicos recentes, procurando divulgar soluções que correspondam a abordagens para novos problemas, ou novas aproximações para antigas práticas cristalizadas.

FLORESTAS 2013, Conhecimento e Inovação

Procurará disponibilizar, como habitualmente, a uma larga representação de técnicos profissionais, responsáveis administrativos, produtores e proprietários, estudantes e interessados individuais ou institucionais, um contacto e aproximação com o conhecimento científico, capaz de proporcionar o usufruto dos espaços florestais com garantia de maior eficiência, persistência e aproveitamento da plenitude das suas potencialidades.

A data limite para entrega de resumos dos trabalhos a submeter ao Congresso está aberta até ao dia 31 de Janeiro de 2013.
O congresso está estruturado em:
- Conferências plenárias com a presença de oradores convidados;
- Laboratórios académicos para apresentação de trabalhos académicos recentes e inovadores;
- Mesas temáticas para abordagem técnica de problemas e preocupações atuais do sector;
- Visita técnica a realizar no ultimo dia do Congresso

Serão organizadas sessões de posters associadas aos assuntos tratados nas mesas temáticas.
A Comissão Científica selecionará um conjunto de artigos para publicação em número especial da Silva Lusitana.

A Comissão Organizadora do Congresso convida-o a participar neste evento e a consultar o site http://esa.ipb.pt/7cfn2013/ onde poderá encontrar todas as informações.

Inscrições aqui.

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum