Portugal excedeu níveis de poluição de ozono no Verão de 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Portugal excedeu níveis de poluição de ozono no Verão de 2012

Mensagem  Mandrágora em Sab 23 Fev 2013 - 18:37



Portugal excedeu níveis de poluição de ozono no Verão de 2012

A poluição de ozono na Europa excedeu os níveis de alerta durante o Verão de 2012, mas os números foram os mais baixos desde 1997, quando começaram a ser monitorizados. No entanto, quase todos os estados-membros da UE (União Europeia) falharam na tentativa de manter os níveis de poluição dentro das metas estabelecidas para proteger a saúde humana.

Apesar de os índices de concentração de ozono terem sido os mais baixos já registados, o limiar de alerta estipulado (concentração média de 240 μg/m3 em uma hora) foi excedido em 25 ocasiões, em sete estados-membros – Portugal incluído.

O objectivo a longo prazo para a protecção da saúde humana da UE foi também excedido em cerca de 28% em todos os países, exceptuando a Estónia. Esse limite (concentração média máxima diária de 120 μg/m3 por período de oito horas) não deve ser ultrapassado em mais de 25 dias por ano. À semelhança de anos anteriores, as maiores concentrações ocorreram na área do Mediterrâneo.

A informação é da Agência Europeia do Ambiente, que investigou os níveis de ozono troposférico no Verão de 2012. O gás poluente pode causar problemas respiratórios e outras doenças graves, prejudicando igualmente o meio ambiente. Um novo relatório da Organização Mundial de Saúde sugere também que a exposição ao ozono pode ser mais prejudicial do que se pensava anteriormente.

Os níveis menos elevados deveram-se, em parte, às condições meteorológicas. A produção de ozono na troposfera depende de certas condições climáticas, como a luz solar e a temperatura, sendo o resultado de reacções químicas entre outros poluentes presentes no ar. Este tipo de poluição pode viajar por grandes distâncias, sendo não só um problema de qualidade do ar local, mas também transfronteiriço.

O relatório anual sobre os níveis de ozono abrange o período de Abril a Setembro de 2012. Baseia-se em dados de 2.107 locais de monitorização em toda a Europa.

Fonte: Green Savers

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum