Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto

Mensagem  Mandrágora em Seg 25 Fev 2013 - 23:00




Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto

Marta Pinto, investigadora da Universidade Católica, é a promotora do projecto Futuro, que já plantou 19 mil árvores em 20 locais da Área Metropolitana do Porto, desde Outubro de 2011, e quer chegar às 100 mil plantações.

O projecto foi um dos três finalistas da 4ª edição do Prémio Terre de Femmes, promovido pela marca francesa de cosméticos Yves Rocher, e está hoje em destaque em vários jornais portugueses, entre os quais o Jornal de Notícias.

“[Quero] implementar, plantar e cuidar de florestas urbanas nativas, ou seja, espécies que são naturais do nosso território, com as pessoas e para as pessoas”, revelou a investigadora à Lusa.

As 19 mil árvores já plantadas foram colocadas em 13 dos 16 municípios do Grande Porto, sobretudo ao lado de rios, parques urbanos e áreas de monte dispersas no território. O rio Leça e a Serra de Santa Justa, no Porto, foram dois dos locais.

“É fundamental criar florestas nativas para ter uma melhor qualidade do ar e da água, ter nutrientes adequados no solo e menos carbono na atmosfera”, continuou a responsável. Sobreiros, carvalhos, freixos, ulmeiros, azevinhos e medronheiros são algumas das vinte espécies que serão plantadas na Área Metropolitana do Porto, cada uma delas adaptada a um local específico.

O projecto Futuro é promovido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em conjunto com a Área Metropolitana do Porto, tendo tido a colaboração de cerca de 35 entidades e mais de 3.000 voluntários.

Fonte: Green Savers

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum