Portugueses acham que a poluição atmosférica aumentou nos últimos 10 anos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Portugueses acham que a poluição atmosférica aumentou nos últimos 10 anos

Mensagem  Admin em Ter 26 Fev 2013 - 19:19



Mais de metade dos portugueses considera que a qualidade do ar em Portugal deteriorou-se nos últimos dez anos e que uma das principais prioridades da União Europeia (UE) deveria ser a poluição atmosférica causada pelo transporte. Estas são algumas das conclusões do Eurobarómetro da Comissão Europeia sobre a “Atitude dos Europeus face à qualidade do ar”.

De acordo com o inquérito, citado pelo Menos Um Carro, a maioria dos portugueses aponta como formas eficazes para combater os problemas relacionados com a qualidade do ar a disponibilização de mais informação sobre as consequências da poluição para a saúde e o ambiente (47%), a implementação de controlos mais rígidos da poluição em actividades industriais e de produção de energia (45%) e a restrição do tráfego nas cidades poluídas através de taxas de congestionamento e zonas de baixa emissão (36%).

Além disso, 86% dos portugueses admite que a UE deve propor medidas adicionais para fazer face aos problemas relacionados coma qualidade do ar na Europa. Apenas 5% dos inquiridos refere que não sabe se a UE deve propor medidas alternativas.

Questionados sobre quais deveriam ser as principais prioridades da estratégia da UE, 69% dos portugueses referiu a poluição atmosférica provocada pela indústria e 61% da poluição atmosférica causada pelo transporte, uma opinião corroborada também pela maioria dos europeus.

Os dados do Eurobarómetro indicam ainda que 55% dos portugueses considera que as normais actuais da qualidade do ar na UE não são adequadas e que devem ser reforçadas. Pelo contrário, 32% defende que as normais são adequadas e não precisam de ser alteradas.

Apenas 39% dos portugueses acha que os actuais valores-limite nacionais de emissão não são adequados e devem der reforçados, uma percentagem que sobe para os 51% quando nos referimos ao conjunto das entrevistas realizadas aos 27 Estados-membros.

Os dados deste Eurobarómetro resultam de 25.525 inquéritos individuais feitos por telefone nos 27 Estados-membros entre 24 de Setembro 27 de Setembro de 2012. Em Portugal foram realizados 1.000 inquéritos. Conheça todas as conclusões deste estudo aqui.

Fonte: Greensavers

_________________
Portugal Natura
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 37

Ver perfil do usuário http://portugalnatura.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum