Universidade de Lisboa já começou a instalar painéis fotovoltaicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Universidade de Lisboa já começou a instalar painéis fotovoltaicos

Mensagem  Mandrágora em Qui 28 Fev 2013 - 18:11




Universidade de Lisboa já começou a instalar painéis fotovoltaicos

A Universidade de Lisboa (UL) está já a efectuar a ligação de cinco unidades de produção de electricidade a partir de painéis solares fotovoltaicos, a primeira fase de um projecto denominado Universidade Verde e que visa alcançar, até Outubro de 2013, um total de 2,8MW de potência instalada em toda a universidade – cerca de 11.480 painéis.

Os painéis estão a ser colocados nas coberturas das faculdades, parques de estacionamento e áreas de lazer. “A Universidade Verde teve início em 2010, surgindo como um ponto de encontro das várias iniciativas realizadas na UL no âmbito da sustentabilidade”, pode ler-se no site oficial do projecto.

Nesta primeira fase, a UL está trabalhar com a Galp Energia na ligação das cinco unidades de produção de electricidade a partir de painéis solares fotovoltaicos. “Espera-se atingir uma produção de 4,43 GWh/ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 1.660 famílias portuguesas e cuja produção representa cerca de 20% do consumo total de electricidade de toda a Universidade de Lisboa.

Foram já colocados painéis nas faculdades de Ciências e Psicologia, Instituto da Educação e no Refeitório 1. Após finalizado, este será um dos maiores projectos de produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, na cidade de Lisboa e universidades portuguesas e europeias.

O projecto Universidade Verde já contou com outras iniciativas. A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) foi pioneira na instalação da primeira cobertura ajardinada numa universidade portuguesa, por exemplo. A cobertura está instalada entre os edifícios C5 e C4, tendo uma área total de intervenção de 155,25 m2.

Antes, a UL tinha já equipado os seus espaços com estacionamento para bicicletas.

Esta iniciativa integra as áreas de sustentabilidade dos serviços partilhados (SPUL), a associação académica e os professores e oferece uma possibilidade efectiva para a implementação de ideias e projectos da UL e outras instituições.



Fonte: Green Savers

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum