Livro “Um Olhar Sobre os Carnívoros Portugueses" conta curiosidades, história e aspectos culturais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Livro “Um Olhar Sobre os Carnívoros Portugueses" conta curiosidades, história e aspectos culturais

Mensagem  Mandrágora em Qui 28 Fev 2013 - 23:01




Livro “Um Olhar Sobre os Carnívoros Portugueses" conta curiosidades, história e aspectos culturais

Em vários países europeus são atribuídos à doninha traços femininos, o que se reflecte no nome deste carnívoro. Em português, doninha pode significar “pequena ou jovem senhora” ou ser um diminutivo de “dona”. Também em italiano tem o mesmo sentido com a palavra “donnola”.

Esta é uma das curiosidades sobre os carnívoros para descobrir no livro “Um Olhar Sobre os Carnívoros Portugueses", editado pela CARNIVORA - Núcleo de Estudos de Carnívoros e seus Ecossistemas, associação sem fins lucrativos que visa o estudo e a conservação dos mamíferos carnívoros e dos ecossistemas a que estão associados.

O objectivo da obra é “dar a conhecer de forma compreensiva, mas através de uma fácil leitura, as espécies de mamíferos carnívoros terrestres da fauna portuguesa e a sua história natural”, explicam Nuno Miguel Pedroso e Luís Miguel Rosalino, dois dos editores deste livro.

Aos aspectos mais científicos, juntam-se outras informações como curiosidades culturais, tradições e outras particularidades associadas a cada espécie, como “a conhecida expressão popular ‘ter olho de lince’, que deriva da grande acuidade visual que esta espécie tem. Assim, quando alguém vê bem, é comum ouvir esta expressão, especialmente de pessoas das gerações mais antigas”, pormenorizam Nuno Miguel Pedroso e Luís Miguel Rosalino.

Pelas páginas desta obra viajamos pelos detalhes de cada espécie, desde a raposa ao lince-ibérico, passando pela fuinha, texugo, lontra e outros, num total de as 14 espécies de mamíferos carnívoros terrestres na fauna portuguesa.

“O leitor ficará a conhecer qual a distribuição geográfica global do gato-bravo ou da doninha; qual a diferença entre uma fuinha, uma marta e um toirão; por onde caminham genetas e sacarrabos; e de que se alimentam texugos e lontras”, dizem os entrevistados.

Além das características e curiosidades sobre estas espécies, o livro é também uma fonte de informação sobre as principais ameaças, sobre a história e a forma como alguns destes animais entraram em território nacional.

Luís e Nuno contam que “o livro termina com uma reflexão geral sobre a ordem dos carnívoros no contexto nacional. Toda a informação é complementada por belas ilustrações a carvão de cada uma das espécies e fotografias”.

A obra apresenta-se como cientificamente válida “para futuros trabalhos de carácter científico, mas igualmente um documento para um público menos especializado e que simplesmente procure informação geral sobre estas espécies”, adiantam os entrevistados.

A edição desta obra tem também a participação de Filipa Loureiro e Maria João Santos. Os conteúdos do livro contam com o contributo de diversos investigadores cujo trabalho está centrado no estudo e conservação deste grupo, a maioria dos quais é membro da associação CARNIVORA.

“Estes autores tiraram proveito da sua experiência pessoal e de informação técnica e científica disponível, para partilharem e divulgarem ao público os mamíferos carnívoros portugueses”, concluem Luís e Nuno.

Fonte: Ciência Hoje

_________________
Portugal Natura
avatar
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum