Animais selvagens devolvidos à Natureza

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Animais selvagens devolvidos à Natureza

Mensagem  Haddock em Qua 20 Mar 2013 - 10:22




O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vai devolver à natureza oito aves e um mamífero em quatro concelhos da Região Centro, entre quinta-feira e 5 de Abril.

Vão ser devolvidos ao seu habitat natural, nos concelhos de Manteigas, Gouveia, Seia e Coimbra, cinco águias-de-asa-redonda, uma gineta, um peneireiro-vulgar, uma coruja-do-mato e um milhafre-preto, que têm estado em recuperação no centro, instalado em Gouveia.

“Na maior parte dos casos, [os animais] foram encontrados, feridos, por particulares, nos campos ou próximo de suas casas, e foram entregues ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR e a uma área protegida, que depois os levaram ao CERVAS”, contou à Lusa Ricardo Brandão, coordenador do centro. Os animais selvagens entraram no CERVAS “no final de 2012 e início de 2013”, sendo agora libertados após a passagem dos meses mais frios, “para facilitar o regresso à vida normal”.

População está convidada
A maior parte das acções de devolução dos animais selvagens à natureza é organizada em parceria com autarquias, no âmbito da celebração do Dia da Floresta ou da Semana da Floresta. Como acontece habitualmente, “todas as acções são abertas à participação da população, com particular destaque para as escolas”, assinala o coordenador do centro.

A primeira iniciativa realiza-se pelas 10h de quinta-feira, em Manteigas, com a devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda, seguindo-se Gouveia, no sábado, pelas 18h, com a libertação de uma gineta (mamífero carnívoro).

No dia 26 de Março (terça-feira) realizam-se duas actividades no concelho de Seia, uma em Valezim, pelas 15h (devolução de um peneireiro-vulgar), e outra em São Romão, às 17h (libertação de uma coruja-do-mato).

No dia 2 de Abril, às 10h30, será libertada uma águia-de-asa-redonda em Gouveia. No dia seguinte haverá acções em Vila Nova de Tazem (Gouveia), pelas 10h30, para devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda e em Coimbra, às 16h30, na Escola Universitária Vasco da Gama, para libertação de um milhafre-preto.

A jornada do CERVAS termina no concelho de Gouveia, com a libertação de duas águias-de-asa-redonda, uma pelas 15h30 do dia 4 de Abril, no Curral do Negro, e outra às 12h do dia seguinte, em Moimenta da Serra.

O CERVAS é uma estrutura que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e ao Parque Natural da Serra da Estrela, que se encontra actualmente sob a gestão da Associação Aldeia. O centro tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats.

Fonte: Ecosfera

_________________
Portugal Natura
avatar
Haddock

Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 34
Localização : Montijo

Ver perfil do usuário http://ruadamisericordia.blogspot.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum